Massagem Desportiva

Muito requisitada em centros de saúde, estética e bem-estar por praticantes de atividades físicas, após as práticas esportivas para relaxar as musculaturas dos braços e costas contraídos, é uma massagem mais vigorosa que trabalha com a técnica de deep tissue, ou seja, pressiona, massageia e estimula o tecido profundo. Atua também nos triggers points, os pontos de gatilho, onde músculos e tecidos se conectam e onde se acumulam as tenções.

A terapia ajuda na eliminação de ácido láctico, produzida durante a atividade física, reduzindo a sensação de cansaço e levando ao relaxamento. Estimula também o sistema linfático, ajudando na remoção dos edemas e hematomas. A massagem desportiva envolve três tipos de manobras: o amassamento, deslizamento e a tapotagem. Esses movimentos são feitos com auxílio de um óleo ou loção corporal. Podem ser com ativos lipossomados para dor, inflamações e relaxantes musculares.

Esta técnica é ótima para combater o estresse do dia a dia. Quando aplicada no abdômen com as palmas das mãos em forma de concha, recebe o nome de tapotagem e visa ativar os movimentos peristálticos. Indicada para quem sofre de prisão de ventre. É também problemas respiratórios, desde que a massagem seja aplicada por fisioterapeutas.

Todas as manobras são executadas por tempo moderado ou rápido, sendo aplicadas sobre os locais de dor, e mais tarde, após o esporte praticado, sobre as áreas mais amplas. Esta técnica exige grande “flexibilidade” dos punhos e mãos por parte do terapeuta, durante aplicação das percussões, para que o massageado não sinta desconforto.

A massagem desportiva na musculação é realizada com rigor e movimentos rápidos para causar os efeitos benéficos de: Aumento da quantidade de sangue no local que está sendo massageado, aumento da temperatura do corpo, aumento de atividade cardiovascular, liberação de adrenalina, preparação dos músculos do corpo para a atividade física, diminuição dos riscos de lesões e desintoxicação do corpo.

Fonte: www.globoesporte.globo.com 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *